Screenshot 2022-05-06 at 11.52.07.png

UNA

Portugal

Bando à Parte

Longa metragem de animação

Realizadores: David Doutel e Vasco Sá

Depois de perder a mãe e de ser arrancada de sua aldeia de infância, UNA torna-se uma adolescente mal-humorada, desconectada da realidade social. Enquanto tenta fugir do seu mundo interior, ela descobre uma paisagem clara e gelada, habitada por uma criança destemida, a quem ela chama de NUAH. Após inúmeras aventuras, UNA vê-se presa nas suas fantasias e é forçada a empreender uma dolorosa jornada que a trará de volta à vida e a um mundo que precisa de transformação.

Captura de ecrã 2022-05-05, às 15.58.44.png

THE NOTHINGNESS CLUB

Portugal

Bando à Parte

Longa metragem de ficção

Realizador: Edgar Pêra

Longa-metragem inspirada nos heterônimos de Fernando Pessoa - autores fictícios com diferentes personalidades, estilos e pontos de vista.

SYCORAX_CLIP_11.jpg

ARIEL

Portugal / Espanha

Bando à Parte & Filmika Galaika

Longa metragem de ficção

Realizadores: Lois Patiño & Matias Pinero

Augustina Muñoz, uma actriz argentina de origem galega, está de visita aos seus familiares numa aldeia galega na fronteira com Portugal. Enquanto visita a casa onde a sua avó passou a infância, aproveita também esses dias para ensaiar os textos em português de A Tempestade de William Shakespeare, dado que havia sido convidada por uma companhia teatral para fazer a peça no arquipélago dos Açores. Viaja até às ilhas de barco, mas, quando chega, não encontra ninguém da companhia nem ninguém na ilha que lhe saiba do espetáculo. Ao descobrir-se sozinha na ilha, começa a investigar o que teria acontecido e pouco a pouco, à medida que se submerge na realidade dos Açores e vai descobrindo a magia do lugar e das suas gentes, a sua curiosidade pela ilha vai aumentando, esquecendo o que a levou até ali.

Screenshot 2022-05-05 at 11.07_edited.jp

A PEDRA ESPERA DAR FLOR

Portugal 

Bando à Parte 

Longa metragem ficção / Série

Realizador: Rodrigo Areias

Numa casa de hóspedes da Vila Húmus, perdida nos confins da ria, sobrevive-se num tempo sombrio. K. Maurício, escritor, mergulha na sua obra A Morte do Palhaço, tornando-se refém de sonhos impossíveis. Pita, um facilitador, manipula palavras e pessoas, divertindo-se num jogo cínico com quem o rodeia. Entre crimes e alucinações, entre o gótico da noite e a decadência da arena corre uma história sem esperança, a partir das obras de Raul Brandão.

Screenshot 2022-05-06 at 12.15.54.png

TU ACIMA DE TUDO

Portugal EUA

Bando à Parte

Longa metragem ficção

Realizadores: Luke Eberl e Edgar Morais

Alexandre, um jovem dos Três Povos, freguesia do Fundão, divide o seu tempo entre o lar de idosos onde trabalha, a casa de Laura, a sua avó com demência e de quem toma conta, e o café local, o único ponto de convívio disponível à população da aldeia. À medida que a sua frustração sexual e solidão se intensificam, Alexandre começa a manipular Laura e a duvidar tudo aquilo em que ele mesmo acredita.

Screenshot 2022-05-05 at 11.12.47.png

DULCINEIA

Bando à Parte

Longa metragem ficção

Realizador: Artur Serra Araujo

Depois de treze anos de vida desregrada em Marrocos, Hugo, um contrabaixista de jazz, decide tirar um «ano sabático» e regressar ao Porto, onde espera reencontrar o equilíbrio junto da família. Porém, logo numa das primeiras noites, assiste ao concerto de Luís Stockman - um pianista que se tornou recentemente famoso - e a almejada paz transforma-se no pior dos pesadelos: Stockman toca um tema inédito que Hugo conhece bem demais, pois é o mesmo que vem escrevendo há anos na sua cabeça…

O HOMEM.jpg

O HOMEM DAS PERNAS ALTAS

Portugal 

Bando à Parte 

Curta metragem de animação

Realizador: Victor Hugo Rocha

Um tocador de realejo com pés de ponta de alfinete mergulha na música saída do seu instrumento e dança desajeitadamente num espaço em branco. Das linhas projetadas pela sua coreografia nascem casas altas onde os seus moradores num efeito dominó se interligam e procuram realizar-se. 

Screenshot 2022-05-05 at 11.37_edited.jp

O TOUCADOR

Portugal

Bando à Parte

Curta metragem de ficção

Realizadora: Susana Abreu

Desfilam quatro figuras femininas, conotadas com as quatro estações do ano. Divididas entre a tentação da submissão e um surdo desejo de libertação, as quatro amantes do dandy Garrett vivem em quartos assombrados por fragmentos de escrita do poeta-dramaturgo.

Screenshot 2022-05-05 at 11.15.43.png

NEW CHUNG

Portugal / Moçambique

Bando à Parte

Documentário

Realizador: André Guiomar

New Chung é moçambicano e com apenas 4 anos foi obrigado a fugir de uma devastadora Guerra Civil. Colocado num templo Shaolin na China, torna-se mestre de Kung–Fu. Anos mais tarde, o que seria apenas uma visita a Moçambique, tornou-se uma estadia permanente. Depois de se deparar com o estado débil das forças policiais, New Chung não volta mais a deixar o seu país. Decide dar o seu contributo, e hoje é treinador das forças especiais de Moçambique. Mesmo assim, não esquece o seu maior sonho: ser actor de filmes de artes marciais.

Screen Shot 2014-05-05 at 6.34_edited.jp

GHOST VOICES

Portugal 

Bando à Parte 

Documentário

Realizador: Rodrigo Areias

Este projecto é uma série documental sobre a periferia europeia através das suas vozes. Vozes essas cantadas a partir das tradições ancestrais que perpetuam a cultura desses locais através das tradições orais.

Screenshot 2022-05-05 at 11.54.56.png

ANA MORPHOSE

Portugal 2022, ANI, HD  09,47'.

Bando à Parte

Realizador: João Rodrigues

Uma menina tenta realizar tarefas do dia-a-dia e encontra problemas inesperados. Um delírio visual criado pelas técnicas experimentais de animação que se confrontam e interligam enquanto a personagem principal se tenta adaptar ao ambiente que a rodeia.