top of page

ART SPIEGELMAN

Portugal, 2022 | DOC, 19'

Realizador: Edgar Pêra

Art Spiegelman (1948) é um dos mais respeitados artistas de banda desenhada vivos. A sua obra MAUS, sobre o Holocausto, foi a única BD a ganhar o prestigiado prémio Pulitzer. Começou sua carreira no underground comix, e as suas ficções têm um estilo vanguardista e histórico. Como editor da revista RAW, apresentou diversos artistas e elevou a BD a um novo nível. Também trabalhou para jornais como o The New Yorker, criando capas e cartoons de sátira política. Este episódio inclui entrevistas de 1990, na sua casa em NY, e de 1999, em Portugal.

thumb-2.jpg

BRYAN TALBOT

Portugal, 2022 | DOC, 18'

Realizador: Edgar Pêra

Bryan Talbot (1952) é um escritor e artista de banda desenhada premiado, conhecido pelo seu estilo diversificado e pelas suas obras baseadas em pesquisas extensas. Os seus livros Luther Arkwright e Heart of Empire ajudaram a popularizar o género steampunk, onde a tecnologia futurística se mistura com elementos vitorianos, numa narrativa anti-totalitária e anti-imperialista. The Tales of One Bad Rat aborda de maneira radical o problema da pedofilia.

Talbot também colaborou com Neil Gaiman em The Sandman e Teknophage, além de publicar para a DC Comics (como Batman) e outras editoras. A entrevista de 2000 foi realizada quando Talbot estava a finalizar Alice in Sunderland, uma grande exploração do mundo de Lewis Carroll.

thumb-13.jpg

DENIS KITCHEN

Portugal, 2022 | DOC, 17'

Realizador: Edgar Pêra

Denis Kitchen (1946) é um artista, editor e ativista de banda desenhada americana, conhecido pelo seu trabalho satírico e surreal, além do seu apoio aos direitos dos artistas. Fundador da Comic Book Legal Defense Fund e da Krupp Syndicate, ele tem defendido a liberdade de publicação de BD em tribunais. Criou a Kitchen Sink Press em 1969, além de Strickly Uppa Crust (loja de BD) e Krupp Distribution (distribuidora de BD estrangeiras). A Kitchen Sink Press publicou obras de vanguarda de autores como Robert Crumb e clássicos de Milton Caniff. Na entrevista de 2018, Kitchen fala sobre a sua trajetória e sua relação com artistas como Will Eisner, cuja obra editou desde os anos 80.

thumb-5.jpg

ED BRUBAKER

Portugal, 2022 | DOC, 24'

Realizador: Edgar Pêra

Ed Brubaker (1966) é um dos mais premiados argumentistas de banda desenhada dos EUA, conhecido pelas histórias de crime centradas em personagens complexas e inspiradas na sua juventude como delinquente. Começou na BD alternativa, passou pela DC (Batman, Catwoman) e depois pela Marvel, onde escreveu arcos importantes de Capitão América, incluindo Winter Soldier. Nos últimos anos, destacou-se com séries pulp noir como The Fade Out, Fatale e Criminal. Também escreveu para as séries Too Old to Die Young e Westworld. O episódio inclui entrevistas de 2005 e 2018, refletindo sobre as diferentes fases da sua carreira.

thumb-12.jpg

MIKE ROYER 

Portugal, 2022 | DOC, 21'

Realizador: Edgar Pêra

Mike Royer (1941) é um artista de banda desenhada e designer de produtos, mais conhecido pela sua colaboração com Jack Kirby, o grande criador de super-heróis do século XX. Royer é considerado o arte-finalista mais fiel de Kirby, ajudando a revelar a sua faceta expressionista-pop em obras como The Demon, Mister Miracle, New Gods e Captain America. Também colaborou com outros artistas, como Russ Manning em Magnus, Robot Fighter e Alberto Giolotti em Korak, Son of Tarzan. Ao longo da sua carreira, trabalhou para editoras como a Marvel, DC, Eclipse e Pacific Comics. Além disso, foi designer de produtos da Disney, contribuindo com projetos e merchandising para o franchise Winnie The Pooh.

thumb-3.jpg

JERRY ROBINSON

Portugal, 2022 | DOC, 18'

Realizador: Edgar Pêra

Jerry Robinson (1932-2011) foi um renomado artista de banda desenhada americano, famoso por co-criar Robin e o Joker, inimigo icónico do Batman. Contudo, a sua obra vai muito além disto, incluindo o trabalho como cartoonista para True Classroom Flubs & Fluffs no New York Sunday News e tiras de sátira política como Still Life. Robinson também teve uma vida ativa em causas sociais, presidindo diversas organizações como a Association of American Editorial Cartoonists e o CartoonArts International. Entre os seus livros, destaca-se The Comics: An Illustrated History of Comic Art. Foi premiado com quatro prémios da National Cartoonists Society, o Milton Caniff Lifetime Achievement (2000) e o InkPot Award (1989).

thumb-11.jpg

JIM WOODRING

Portugal, 2022 | DOC, 28'

Realizador: Edgar Pêra

Jim Woodring (1952) é um dos artistas de banda desenhada mais singulares dos EUA, conhecido pelo seu universo surreal. Começou com histórias autobiográficas e verbais (JIM), mas gradualmente as suas narrativas tornaram-se puramente visuais (FRANK), aproximando-se do cinema mudo surrealista. Na sua introdução ao livro Frank, Francis Coppola descreve a obra como "estranha" e repleta de personagens e experiências inéditas, cheia de sangue, crueldade, sacrifício, amor, traição, terror e felicidade. Na entrevista de 2005, Woodring fala sobre as diferentes fases de sua vida, desde a "Idade dos Olhos" até à sombria "Idade do Bolo" e suas experiências psicadélicas radicais.

thumb-7.jpg

JOSÉ CARLOS FERNANDES

Portugal, 2022 | DOC, 20'

Realizador: Edgar Pêra

José Carlos Fernandes é um dos mais idiossincráticos autores de banda desenhada portuguesa e um dos mais respeitados internacionalmente, com exposições em diferentes continentes e traduzido em diversas línguas. Publicou mais de 30 livros de banda desenhada, com destaque para a premiada série A Pior Banda do Mundo. As suas narrativas são uma colecção de excentricidades, mas sempre em relação directa com o quotidiano e a realidade global.

image-w1280 (2).webp

MAX 

Portugal, 2022 | DOC , 19'

Realizador: Edgar Pêra

Max (pseudônimo de Francesc Gisbert, 1956) é um dos mais importantes artistas de banda desenhada alternativa espanhola. Em 1973 começou a publicar em fanzines underground e criou a personagem Gustavo, um revolucionário anarquista.

Em 1979, foi um dos fundadores da revista El Víbora, onde criou as emblemáticas personagens Peter Pank e Bardín.

Além da sua carreira em BD, Max ilustrou livros infantis, capas de álbuns e trabalhou para The New Yorker. Também teve uma carreira como designer de produtos, criando um relógio para a Swatch e a mascote do Futebol Clube Barcelona.

Na entrevista de 2000, Max discute temas como super-realismo, o movimento punk e a relação improvável entre Walt Disney e H.P. Lovecraft.

thumb.jpg

NEIL GAIMAN 

Portugal, 2022 | DOC, 21'

Realizador: Edgar Pêra

Neil Gaiman (1960) é, logo a seguir a Alan Moore, o argumentista inglês de banda desenhada mais prestigiado. A sua série mais popular, Sandman (Vertigo/DC Comics), uma fantasia com influências históricas e mitológicas, é um dos comics que mais atraiu o público feminino, devido à sofisticação das suas narrativas, que contrastam com as aventuras recheadas de testosterona do universo dominante dos super-heróis, um mercado predominantemente masculino.

Gaiman escreve tanto BD como romances, para crianças e adultos, misturando terror, fantasia e comentários políticos sobre o mundo contemporâneo.

Reconhecido pela crítica e com uma legião de leitores, publicou grandes sucessos como Stardust, American Gods, Coraline e The Graveyard Book. A sua obra foi adaptada para o cinema e a televisão.

image-w1280.webp

RICK VEITCH

Portugal, 2022 | DOC, 21'

Realizador: Edgar Pêra

Rick Veitch (1951) é um escritor e artista de banda desenhada americano, famoso pela sua participação no Swamp Thing, escrito por Alan Moore. No entanto, a sua obra é mais vasta, destacando-se especialmente pelos seus diários de sonhos em BD, publicados desde 1991 na revista Rarebit Fiends.

Veitch começou na cena dos underground comix e, nos anos 80, colaborou na Epic, revista alternativa de fantasia e ficção científica da Marvel, com obras como Abraxas and the Earth e The One.

Também criou Army@Love, uma sátira política sobre a guerra do Iraque, e The Big Lie em 2011, sobre os atentados de 11 de setembro.

Na entrevista de 2000, Veitch fala sobre Jack Kirby, Alan Moore e o papel do mundo onírico na vida das pessoas, como uma forma de conexão com um mundo mais rico e diversificado.

thumb-9.jpg

TOMMI MUSTURI

Portugal, 2022 | DOC , 19'

Realizador: Edgar Pêra

Tommi Musturi, é o o autor de banda desenhada finlandês mais reconhecido mundialmente, publicado pela mais influente editora independente de comics, a Fantagraphics, que tem na sua carteira os mais importantes autores mundiais, como Robert Crumb ou o catalão Max.

A sua obra multifacetada aborda os mais diferentes temas das formas mais diferentes. Começou por publicar o surrealmente comovente The Book of Hope, baseado na sua família, mas desde então tem mudado de estilos e conteúdos, ao ponto de ser difícil recomeçar a sua assinatura. Mas a a sua identidade corrosiva bem patente em qualquer uma das suas obras, de Samuel à sua mais recente aventura, Future, uma revista com histórias de diferentíssimos géneros.

Neste episódio teremos acesso a três entrevistas, feitas ao longo dos últimos 4 anos.

image-w1280 (1).webp

WILL EISNER 

Portugal, 2022 | DOC , 27'

Realizador: Edgar Pêra

Will Eisner (1917-2005) foi um pioneiro da banda desenhada americana, conhecido pela originalidade da sua obra e pelo controlo sobre seu destino. É considerado um dos grandes mestres da nona arte e chamou-a de "arte sequencial". A sua série The Spirit, dos anos 40 e 50, usava técnicas cinematográficas e é um ícone dessa época.

Nos anos 1970, popularizou o formato de graphic novel com A Contract With God, mudando o cenário das publicações de BD nos EUA.

As suas obras, especialmente sobre a história dos imigrantes judeus em Nova Iorque, rendera-lhe prémios. Em 1988, a Comic-Con criou o Will Eisner Comic Industry Awards, o maior prémio de banda desenhada nos EUA, em sua homenagem.

thumb-10.jpg
  • Vimeo - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page